Escher: Mão com Esfera refletora, 1935 |
Maurits
Cornelis Escher (1898-1972) foi um artista holandês, autor de
várias obras de estilo bem peculiar, representou o impossível, o infinito e
metamorfoses através de efeitos de ilusão de ótica, sem burlar as regras
geométricas do desenho e da pespectiva. Suas obras são na maioria xilogravuras,
litografias e meios-tons. Foram estas técnicas que permitiram que suas obras
atingissem uma estética impecável. Ele também foi um dos artistas que melhor
utilizou conceitos avançados de matemática e geometria para embasar suas obras.
Ele mesmo uma vez declarou sua proximidade com a matemática:
“Embora não tenha qualquer formação e
conhecimento das ciências exatas, sinto-me frequentemente mais ligado aos
matemáticos do que aos meus próprios colegas de profissão.”
Entre os
trabalhos deste artista pode-se destacar seus impressionantes mosaic, os quais
nacsceram de uma vistita sua à Alhama, na Espanha, aonde o artista conheceu e
se encantou pelos mosaicos que havia nas mesquitas do lugar. Escher achou muito
interessante as formas como cada figura se entrelaçava a outra e se repetia,
formando belos padrões geométricos. Este foi o ponto de partida para seus
trabalhos mais impressionantes e famosos, que consistiam no preenchimento
regular do plano.
A arte de
se criar mosaicos é muito anterior a Escher: mosaico ou arte musiva,
é uma palavra de origem alemã, embora descreva uma técnica que é antiquíssima.
Egípcios, persas, bizantinos, árabes, mouros, hindus e chineses já usavam esta
técnica de decoração em pisos, tetos, painéis, templos e palácios.
Está técnica
consiste na colocação de pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito
moldados sobre qualquer superfício, formando determinado desenho de maneira a é
preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
Em matemática quando fala-se em mosaicos, ao
invés de pensarmos em fragmentos de pedras que devem ser unidos para preencher
o plano, substitui-se estes fragmentos por polígonos. Desta forma, um conjunto de
polígonos é uma pavimentação do plano se, e somente se, o conjunto de polígonos
cobre sem cruzamentos o plano (ou seja, um polígono não sobrepõem
o outro, como na figura abaixo).
Você pode conferir mais mosaicos de Escher aqui
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