sexta-feira, 27 de abril de 2012

Explicando nossas origens...

Muitos alunos já me perguntaram sobre o porque do nome do blog e sempre respondo que ele surgiu de uma brincadeira de alguns alunos que chamavam aos colegas que gostavam de exatas de ovelhas. Esta história sempre foi interessante e um tanto curiosa, sobretudo, porque nasceu da saudação Vulcana, algo muito nerd e relacionado com alunos que gostam de exatas já que a maioria acaba sendo rotulada assim...


Contudo, essa é apenas uma das razões... quando fala-se sobre a idéia de número não existe um autor para este conceito, mas o que sabe-se é que esta noção surgiu de situações vividas pelo homem. A História nos mostra que o homem inventou várias maneiras para realizar contagens e representá-las, e todas elas associadas ás necessidades de sua época. De forma geral o número sempre surge de uma associação básica que relaciona um objeto a outro, sendo uma das versões mais famosas a que fala sobre um pastor que quer contar seu rebanho de ovelhas.



O jeito que o pastor arranjou para controlar o seu rebanho foi contar as ovelhas com pedras. Assim: 
Cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras num saquinho. No fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as pedras do saquinho. 


Logo a matemática, assim como os números, sempre me lembra de ovelhas sendo essa uma das razões principais para o nome do blog ser homens e ovelhas. Isso é tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário